29 May 2007 | Jana Hunter

» DOWNLOAD (Please right click and save)


Jana Hunter © settledownbrown

Usually related with Devendra Banhart – with whom she shared a split album and recorded, under his Gnomonsong label, her two major LPs – Jana Hunter is, without any doubt, one of the most talented singer-songwriters of her generation. After the open wound “Blank Unstaring Hairs of Doom”, Hunter returns with a more cohesive and bright – still ambiguous – album, titled “There’s No Home”, and recorded – just for us - a relaxed interview and an in-studio performance.

A cantora e compositora Jana Hunter é hoje, indubitavelmente, uma das mais talentosas escritoras de canções. É frequentemente associada ao omnipresente Devendra Banhart, que a incluiu na seminal compilação "Golden Apples Of The Sun", com quem partilhou um "split" e que ainda apadrinhou, via Gnomonsong, editora que gere em parceria com o Andy Cabic (Vetiver), os seus dois e únicos longa-duração. No entanto, esta ligação a Banhart está longe de indiciar falta de génio.A escrita emotiva e intuitiva é suportada por uma voz andrógina que tanto seduz como causa estranheza. Depois da ferida aberta "Blank Unstaring Heirs of Doom", a norte-americana regressa com "There's No Home" - um disco mais luminoso e coerente - e aproveitámos a sua passagem por Lisboa para registarmos mais uma sessão musical.

22 May 2007 | Svarte Greiner

» DOWNLOAD (Please right click and save)


© Erik Skodvin

After a week of absence – duo to logistic problems related with the studio – we return with a standard show. Besides Dan Deacon and Gang Gang Dance's new releases – among others – we’ve the honour of playing a new improv composition by
Svarte Greiner, specially made for our show. Greiner – the artistic name of Erik Skodvin – is one of the most talented musicians combining electronics with organic elements. He’s also a Deaf Center member and runs the netlabel Miasmah.
Next week we’ll have an interview and in-studio performance with
Jana Hunter.

Depois de uma semana de ausência – motivada por problemas com o estúdio de gravação – regressamos às emissões tradicionais. Em destaque uma peça de mais de vinte minutos, composta propositadamente para o programa pelo norueguês
Svarte Greiner. Greiner é o alter-ego de Erik Skodvin, um dos mais interessantes músicos actualmente a trabalhar as novas músicas electrónicas. Para além de gerir a netlabel Miasmah, edita regularmente pela influente Type Records, tanto individualmente como em colaboração com Otto Totland na excelente dupla Deaf Center. Para ouvir ainda, entre outros, os novos trabalhos de Dan Deacon e Gang Gang Dance.
Para a semana retomamos as sessões especiais com uma performance exclusiva com a norte-americana
Jana Hunter.

01 Laughing And Crying Jana Hunter
02 Wham City Dan Deacon
03 Declare Independence Björk
04 Tihou Beyatene Tartit
05 Untitled #3 (excerpt from Retina Riddim DVD) Gang Gang Dance
06 Stein Fuglen Svarte Greiner
07 Ramblings Dan Deacon

8 May 2007 | James Blackshaw

» DOWNLOAD (Please right click and save)



Interview and in-studio performance with London-based 12 string guitarist James Blackshaw.

Depois da intensa emissão com a norte-americana Larkin Grimm, regressamos às sessões musicais com James Blackshaw – virtuoso da guitarra de doze cordas de aço. Apesar dos seus 24 anos, o compositor e instrumentista britânico já editou uma série de discos – inicialmente no suporte de CD-R – atingindo uma maior projecção mediática com o excelente O True Believers (2006, Important Records), colecção de quatro peças instrumentais centradas na guitarra acústica de doze cordas, magistralmente executadas. Influenciado pelo dedilhado desenvolvido por John Fahey e Robbie Basho, Blackshaw partilha ainda o gosto pela música contemporânea, música Koto japonesa, ragas da Índia do Sul, música folk iraniana, psicadélia e a exploração do drone.

1 May 2007 | Larkin Grimm

» DOWNLOAD (Please right click and save)



Interview & in-studio performance with songwriter Larkin Grimm

A cantora e compositora norte-americana Larkin Grimm possui um lugar só dela na música Folk psicadélica contemporânea. Ainda assim, podemos associá-la a outros cantautores como Josephine Foster, Fursaxa, Viking Moses ou Banhart. Nasce em Memphis, num ambiente comunal – onde vive até aos seis anos – e cresce na Geórgia rodeada pelos Montes dos Apalaches no seio de uma família de músicos. Depois de concluir Belas-Artes em Yale, busca a aventura, palmilhando milhares de quilómetros à boleia. A expressão artística veio depois – até então a sua maior preocupação fora, apenas e só, aprender - na forma de dois belíssimos discos editados pela selecta Secret Eye. Descendente de nativos norte-americanos e nómadas europeus, a música de Larkin Grimm versa - de forma livre, mas simultaneamente consciente da tradição que a antecede - sobre assassinatos, paixões, sexo e morte. A voz extremamente expressiva e os seus violentos e autobiográficos poemas, chamaram a atenção de Michael Gira (ex-Swans, Angels of Light) que a convidou a ingressar na sua Young God Records e ainda a colaborar no seu próximo disco a solo. Finalmente, depois de meses de troca de mails, Larkin Grimm consumou uma mini-digressão pelo nosso país e registou uma sessão de rádio para nós.
Creative Commons License